Carnaval segue em Recife e Olinda

Ainda com os acordes do frevo e do maracatu ecoando pelo seu belo cenário urbano após o Carnaval, um dos mais simbólicos destinos da folia de Momo no Brasil já se prepara para mais festa. A capital pernambucana, Recife, que seduz visitantes a partir de uma combinação singular de praia, vasta história, cultura efervescente e rica gastronomia, completa 480 anos neste domingo (12) e proporcionará ao público eventos musicais, esportivos e de lazer.

Uma das novidades é que a programação, organizada pela Prefeitura Municipal, se estenderá por diversas ruas do Recife Antigo. A região portuária, palco dos primeiros capítulos da história de Pernambuco, abrigará shows de renomados artistas locais. Entre eles, o instrumentista e dançarino Antônio Nóbrega e o cantor Almir Rouche, que no fim de tarde puxará o coro de parabéns, seguido do tradicional corte de bolo gigante em homenagem à cidade.

Mais antiga capital do país, a “Veneza Brasileira”, como é conhecida, desperta o interesse de turistas com inúmeras manifestações culturais, além de uma grande lista de parques, museus, igrejas barrocas e construções históricas. O Centro da cidade reúne alguns dos principais espaços de visitação, a exemplo do Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas e que guarda um acervo de documentos sobre a história da região.

No Museu Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, o visitante pode apreciar as riquezas materiais e culturais do Sertão pernambucano, com ambientes que retratam passagens da vida e obra de Luiz Gonzaga, além de curiosidade da literatura de Cordel. Outra opção é o Paço do Frevo, dedicado à difusão, pesquisa e formação de dançarinos, e o Teatro Santa Isabel. Este último compõe um imponente conjunto arquitetônico formado pela Praça da República, os palácios Campo das Princesas, da Justiça e o Liceu de Pernambuco.

O visitante tem à disposição ainda mercados públicos tradicionais espalhados pela capital, como o São José, o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil. O bairro da Várzea, por sua vez, abriga o Instituto Ricardo Brennand, um complexo em estilo medieval composto por um museu, uma pinacoteca e uma galeria que retratam a presença holandesa no país.

Já na orla da Praia de Boa Viagem, o visitante tem a chance de contemplar a paisagem de piscinas naturais banhadas pelas águas esverdeadas do Oceano Atlântico. No quesito culinária, destaque para o famoso bolo de rolo, iguaria recheada de goiabada derretida e reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

FESTA EM OLINDA – Bem perto da capital, a vizinha Olinda, palco de um deslumbrante centro histórico, celebra 482 anos no mesmo dia e também vai oferecer uma agenda cultural e esportiva ao público. As atividades começam pela manhã com a Corrida das Ladeiras no Alto da Sé, Catedral de onde é possível avistar o cenário composto por Recife e o seu litoral.

A programação envolve ainda um cortejo de atrações artísticas no Sítio Histórico, que tem início à tarde com o Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança, no Mercado da Ribeira. Terra de um intenso Carnaval, berço dos famosos bonecos gigantes movidos ao som de frevo, Olinda possui arquitetura única, ostentando um casario antigo colorido ornado por ladeiras íngremes e diversas lojas de artesanato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s