Brasil: Idosos representam 36,1% da população fora da força de trabalho

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ao avaliar a PNAD-contínua (Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios), no Brasil, no 1º trimestre de 2017, a distribuição da população em idade de trabalhar, composta pelas pessoas que estavam na força de trabalho (total de pessoas ocupadas e desocupadas) e pelas pessoas fora da força de trabalho foi de 61,6% e 38,4%, respectivamente.

Regionalmente, verificou-se que no Nordeste, a taxa de participação na força de trabalho (percentual de pessoas na força de trabalho da população de 14 anos ou mais de idade), no 1º trimestre de 2017, foi de 54,7%, inferior à taxa observada nas demais regiões; por outro lado, a Região Centro-Oeste apresentou a maior taxa, 65,2%.

Do contingente da população em idade de trabalhar que estava na força de trabalho, 86,3% se encontravam ocupados e 13,7% desocupados.

No 1º trimestre de 2017, no Brasil, cerca de 36,1% da população fora da força de trabalho era composta por idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade). Aqueles com menos de 25 anos de idade somavam 27,8% e os adultos, com idade de 25 a 59 anos, representavam 36,0%. As Regiões Sul (42,8%) e Sudeste (40,9%) apresentaram os maiores percentuais de idosos fora da força de trabalho.

A população fora da força de trabalho era composta em sua maioria por mulheres. No 1º trimestre de 2017, elas representavam 65,2%. Em todas as regiões o comportamento foi similar. Essa configuração não se alterou significativamente ao longo da série histórica disponível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s