O que falta a Doria?

No mês passado, no artigo Doria: O Fake está com dias contados, já alertava para a necessidade do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) deixar um pouco o marketing à margem e inserir, concretamente, na política, ou seja, deixar os rompantes de candidato e assumir a prefeitura de São Paulo.

Pois bem, na semana que passou, Doria revelou-se em dois grandes eventos; na Virada Cultural que foi um fiasco – por incompetência da prefeitura – e na ocupação da cracolândia – por ausência de política de assistência social e saúde pública.

Na realidade, quando o gestor não compreende o significado de política com “P” maiúsculo a tendência ao erro e aos variados deslizes é potencialmente maior.

Primeiro; falta a Doria a humilde para compreender os seus erros.

Segundo; falta inteligência para compreender a sociedade.

Terceiro; por ter sido eleito, Doria tem legitimidade, mas isso jamais lhe conferirá exacerbar sua autoridade, algo que se tornou ainda mais forte na última semana.

É importante salientar, em qualquer sociedade capitalista, por maior pujança e autoridade que o capital possa exercer, sempre busca-se alternativas e mínimos consensos para aqueles(as) que vivem do trabalho, além do que, acima disso, há sempre um projeto de sociedade, sendo o Estado, o grande condutor desse processo.

Neste sentido, Fernand Braudel, em sua obra maior, Civilização material e capitalismo, nos lembra: “O erro mais grave [dos economistas] é sustentar que o capitalismo é um sistema econômico (…) Não devemos nos enganar, o Estado e o Capital são companheiros inseparáveis, ontem como hoje.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s