Brasil: Uma continha básica sobre a extinção do trabalho

Recentemente, o jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem afirmando que 50% do trabalho no Brasil podem ser realizados por robôs.

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey afirma que 53,7 milhões de postos de trabalho podem ser extintos, de um total de 107,3 milhões.

Pois bem, vamos à uma continha simples:

Atualmente, temos aproximadamente 15 milhões de desempregados(as), podendo chegar a 20 milhões de desocupados.

Com uma forte possibilidade de extinção de praticamente 54 milhões de empregos, teríamos então, 74 milhões de pessoas no desemprego ou na desocupação ou o equivalente a praticamente 69% dos trabalhadores(as) aptos a trabalharem – 107,3 milhões.

O setor com maior percentual de empregos automatizáveis no Brasil é a indústria, com 69% dos postos. Em seguida, ficam hotelaria e comida (63%) e transporte e armazenamento (61%).

Não são apenas trabalhos braçais —presidentes-executivos e banqueiros correm risco, assim como lojistas, agentes de viagens, costureiros e relojoeiros. Já legisladores e psiquiatras são as profissões com menor chance de serem automatizadas.

E o pior de tudo isso, há alguns inocentes úteis e ignorantes que acreditam ser possível realizar a reforma trabalhista e da previdência, principalmente na forma e no conteúdo como estão, como sendo favorável àqueles(as) que vivem do trabalho. Haja inocência e ignorância!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s