BRICS podem ter papel de liderança no combate à fome

Enquanto o tempo passa rumo ao prazo de 2030 para atingir os objetivos globais de erradicar a fome e a pobreza, a agência das Nações Unidas para a agricultura afirmou que cinco importantes economias emergentes, conhecidas como BRICS, estão bem posicionadas para ter papel de liderança em ajudar o mundo a atingir essas metas.

Os cinco países — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — formam um bloco econômico que responde por mais de 40% da população mundial e mais de 20% do PIB global. Juntos, eles produzem mais de um terço da produção global de cereais, sendo a Rússia o maior exportador de trigo no mundo.

“Os BRICS têm um importante papel político na arena internacional. Os países em desenvolvimento no mundo olham para o sucesso do desenvolvimento econômico desses países nas últimas décadas como um exemplo a seguir”, disse Kundhavi Kadiresan, representante regional para a Ásia e Pacífico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), durante a 7ª Cúpula dos Ministérios de Agricultura dos BRICS em Nanjing, China.

Kadirelso afirmou que os programas de proteção social adotados nesses países têm papel essencial no desenvolvimento rural, reduzindo a pobreza, beneficiando a saúde e fortalecendo a confiança dos agricultores familiares.

“As experiências desses países fornecem um caminho que pode nos ajudar a atingir nossos compromissos coletivos globais, especificamente aqueles da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris (para o clima”, acrescentou Kadiresan.

Ela afirmou ainda que, apesar das tendências rumo à urbanização, acelerar o desenvolvimento rural será uma questão-chave para atingir os ODS. “A questão é como podemos fazer isso”, disse a representante regional.

“Nossas experiências em países de diferentes partes do mundo mostraram que isso pode ser feito por meio de uma combinação de crescimento agrícola e proteção social, mas também por meio do crescimento rural pela economia não agrícola”, completou.

Ela lembrou que a agricultura pode ser um impulsionador de um crescimento rural sustentado e inclusivo, afirmando que “em países de baixa renda, o crescimento originado da agricultura é duas vezes mais efetivo em reduzir a pobreza do que o originado de outros setores da economia”.

Todas as ferramentas, abordagens e tecnologias também precisam estar acessíveis a agricultores mais pobres dos países em desenvolvimento para uma maior produção e produtividade.

A representante regional citou como exemplo Fetsa Tlala, da África do Sul, uma iniciativa governamental para apoiar a subsistência e a expansão da terra cultivada e da produção de alimentos de pequenos agricultores.

Crescimento agrícola

Para atingir o crescimento agrícola, é preciso ter pesquisa e desenvolvimento, nas quais o grupo dos BRICS poderia ter papel de liderança, já que os cinco países têm fortes sistemas de pesquisa agrícola enfrentando os desafios dos países em desenvolvimento. As abordagens biotecnológicas e agroecológicas serão essenciais nesse processo, segundo a FAO.

As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) estão se tornando mais disseminadas a cada dia, e elas oferecem a promessa de enfrentar muitos dos desafios dos pequenos agricultores em relação a informação sobre preços, previsões meteorológicas, vacinas, serviços financeiros e muito mais.

A FAO está colaborando com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Instituto Internacional de Pesquisas sobre Políticas Alimentares para garantir que essas tecnologias beneficiem os pequenos agricultores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s