Brasil: Confiança do consumidor recua em setembro

A confiança do consumidor continua volátil. O INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), pesquisa contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), registra 98,5 pontos, uma queda de 3,1% em setembro na comparação com agosto. A queda reverte o crescimento registrado no mês anterior e leva o índice para o menor valor o ano. Na comparação com setembro de 2016, o INEC mostra recuo de 4,5%. Frente a média histórica, a queda alcança 9%.

Em setembro, os consumidores mostram expectativas mais pessimistas e uma evolução mais desfavorável de sua situação financeira e endividamento. A maioria dos índices que compõem o INEC mostram variações negativas significativas tanto na comparação com o mês anterior, quanto frente a setembro do ano passado.

Na comparação com agosto, destacam-se os recuos dos índices de expectativa de desemprego (-7,6%) e de endividamento (-5,8%). Frente a setembro de 2016, as maiores quedas são registradas nos índices de expectativa de inflação (-11,9%) e de desemprego (-9,5%).

Compras de bens de maior valor é o único dentre os componentes do INEC que registra crescimento, tanto na comparação mensal (+2,1%) como interanual (+1,8%).

 

Como ler os índices: Quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de respondentes esperando queda na inflação ou desemprego, esperando aumento da renda pessoal, esperando aumentar as compras de bens de maior valor, com melhor situação financeira ou menos endividado.

 

Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência.
Número de entrevistas: 2000 em 126 municípios
Período da coleta: De 15 a 20 de setembro de 2017

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s