Cidades e políticas locais são essenciais para superar a fome

Enfatizando o potencial das cidades para enfrentar a má nutrição, o chefe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, pediu parcerias inovadoras entre centros urbanos e outros atores para superar os desafios do desperdício de alimentos e garantir uma dieta saudável e nutritiva para todos.

Múltiplas formas de má nutrição — sobrepeso, obesidade ou deficiências de micronutrientes — ameaçam a saúde de milhões de pessoas no mundo, disse Graziano na semana passada (20), durante cúpula global de prefeitos e representantes de mais de 150 cidades.

“Felizmente, as cidades estão tomando ações e se levantando para enfrentar o desafio (…). Altos níveis de criatividade podem ser atingidos se parcerias forem firmadas com atores locais, sociedade civil, setor privado, academia e organizações de produtores”, acrescentou.

Citando sua própria experiência com o programa Fome Zero no Brasil, que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza e da fome, o diretor-geral da FAO enfatizou que um componente-chave no sucesso da iniciativa foi a participação das cidades, onde governos locais lançaram restaurantes populares que serviam comida balanceada e nutritiva a preços baixos, priorizando a compra de alimentos produzidos localmente.

Em seu discurso na terceira reunião de prefeitos do Milan Urban Food Policy Pact — um compromisso para combater a fome e o desperdício de alimentos e melhorar a nutrição — Graziano também falou do apoio da agência à implementação do plano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s