Fórum internacional identifica oportunidades econômicas de tecnologias emergentes

Oportunidades econômicas de tecnologias inovadoras de informação e comunicação (TIC) – como a Internet das Coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e dados para cidades inteligentes e sustentáveis – foram identificadas no mês de novembro em Hammamet, na Tunísia, durante a 15ª edição do Simpósio Global de Indicatores de TIC e Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Este é o principal fórum internacional de medições de telecomunicações e da sociedade da informação. Entre os participantes do simpósio estavam investidores de TIC representando governos, autoridades reguladoras de telecomunicações, escritórios de estatísticas nacionais, empresas privadas e instituições de pesquisa.

“Estamos muito satisfeitos em hospedar o simpósio na Tunísia neste ano”, disse Mohamed Anouar Maarouf, ministro das Tecnologias de Comunicação e Economia Digital do país africano.

“As estatísticas das TIC são fundamentais para o desenvolvimento dos países. Na Tunísia, por exemplo, propomos fortalecer programas de treinamento sobre indicadores estatísticos para responder melhor às necessidades e expectativas dos países em desenvolvimento.”

“As tecnologias da informação e da comunicação estão impulsionando o desenvolvimento global de uma forma sem precedentes, proporcionando grandes oportunidades para o desenvolvimento social e econômico”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da UIT.

“O Simpósio foi realizado após a conclusão bem-sucedida da Conferência Mundial de Desenvolvimento de Telecomunicações, onde os participantes adotaram uma agenda voltada para o futuro para promover o uso das TIC para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os debates e discussões que ocorreram neste Simpósio também percorrerão um longo caminho para desbloquear o potencial das TIC para o desenvolvimento”, acrescentou.

Durante o evento, um painel de alto nível discutiu a importância dos dados na criação de um ambiente de investimento saudável, especialmente nos países em desenvolvimento.

Outras sessões se centraram em temas-chave, tais como: novas métricas para banda larga e segurança cibernética; novas necessidades de dados para a economia digital, habilidades de TIC, desperdício eletrônico e rastreamento de ‘big data’; bem como tecnologias inovadoras, incluindo Internet das Coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e dados para cidades inteligentes sustentáveis.

Realizado pela primeira vez em 1996 e realizado anualmente desde 2005, o Simpósio evoluiu para se tornar o principal fórum mundial de medição de telecomunicações e da sociedade da informação. O evento oferece uma plataforma única para usuários e produtores de dados de TIC para conhecer e compartilhar conhecimentos e melhores práticas, identificar oportunidades de negócios e melhorar a cooperação.

Saiba mais sobre o encontro clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s