Brasil: Cerca de 6,5 milhões de pessoas fazem trabalho voluntário

Quatro em cada dez pessoas realizaram algum trabalho voluntário, em 2016, no país. Em números absolutos foram 6,5 milhões de pessoas, o que representa 3,9% da população de mais de 14 anos. A informação foi revelada pelo módulo Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), produzida pelo IBGE (Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística) que mostrou também que a proporção é um pouco maior entre mulheres (4,6%) que homens (3,1%) e maior nas regiões Norte (5,6%) e Sul (5,0%), enquanto Nordeste (3%) apresentou a menor taxa.

A pesquisa considera trabalho voluntário aquele não compulsório, sem que se receba nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios, realizado por pelo menos uma hora por semana. Além disso, é necessário que esse tipo de trabalho produza bens ou serviços para terceiros, isto é, pessoas que não moram na mesma casa que o voluntário e não sejam parentes.

Segundo a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito, como se trata de um tema novo, a tendência é que a captação desse número cresça nas próximas pesquisas. “Agora que a gente começou a divulgar o que é, para PNAD Contínua, trabalho voluntário, as pessoas começaram a se perceber fazendo: que não é só ONG, mas por exemplo, aquele que sempre ajuda o vizinho, seja trocando uma lâmpada, ou com outros serviços”, explicou.

A pesquisa revelou que a grande maioria entre os que responderam ser voluntários o fez por meio de Organizações Não Governamentais ou empresas (91,5%). O restante o fazia individualmente. Quanto aos locais de realização, 81,5% era em congregações religiosas, condomínios, sindicatos, partidos, escolas, hospitais ou asilos. Apesar de as ONGs serem bem conhecidas por ofertar esse tipo de trabalho, foram citadas junto a outras associações e grupos como local de trabalho por apenas 12,8% dos voluntários.

Alessandra conta que o IBGE seguiu o acordado na 19ª Conferência Internacional de Estatísticas do Trabalho (CIET) ao incluir essas novas formas de trabalho na pesquisa, bem como as definições de trabalho voluntário pela Organização Internacional do trabalho (OIT). “O IBGE está sendo pioneiro em incorporar essa avaliação em pesquisas domiciliares”, afirma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s