Metade dos países em desenvolvimento não tem leis de proteção à privacidade online

A principal agência da ONU para a economia da globalização afirmou que as preocupações com a privacidade levantadas após a revelação de que uma empresa de marketing político teve acesso a milhões de dados de usuários do Facebook sem seu consentimento “ilustra que a maior parte dos países não está bem preparada para a economia digital”.

Isso é ainda mais preocupante tendo em vista que cerca de 90% dos novos usuários de Internet nos últimos cinco anos vivem em países em desenvolvimento — metade dos quais não têm legislação para proteger sua privacidade.

Além disso, com a estimativa de que o comércio eletrônico global tenha movimentado 26 trilhões de dólares em 2016, garantir que ninguém seja deixado para trás nesse processo é essencial.

“Sabemos que a economia digital pode trazer grandes benefícios para os países em desenvolvimento, mas precisamos enfrentar algumas questões críticas para garantir que a digitalização leve ao futuro que queremos”, disse Mukhisa Kituyi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

As declarações de Kituyi coincidem com o evento Semana do Comércio Eletrônico — principal fórum para governos, setor privado, bancos de desenvolvimento, academia e sociedade civil para discutir oportunidades de desenvolvimento e desafios diante da economia digital em evolução.

Realizado de 16 a 20 de abril em Genebra, na Suíça, sob o tema Dimensões de Desenvolvimento das Plataformas Digitais, a Semana do Comércio Eletrônico olhará o papel das novas tecnologias no fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

Alguns dos destaques do evento incluem um diálogo de alto nível sobre essas plataformas, assim como discussões ministeriais.

O fórum também terá eventos sobre identidades digitais e proteção de consumidores online, gestão do comércio na era digital; tecnologias blockchain; e o papel dos bancos regionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s