Brasil: Confiança do empresário industrial segue em baixa

De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de abril ficou em 56,7 pontos, um recuo de 2,3 pontos em relação ao mês anterior.

A queda interrompe dois meses de estabilidade do ICEI, após seis meses de crescimento a partir de agosto de 2017. Nesse período o índice acumulou 8,4 pontos de aumento.

Apesar dessa queda, o indicador está ainda bem acima da linha divisória de 50 pontos, apontando confiança do empresário. O ICEI situa-se 2,5 pontos acima de sua média histórica (54,2 pontos) e mostra crescimento de 3,6 pontos na comparação com abril de 2017.

A queda do ICEI em abril é explicada pelos seus dois componentes. O índice de Condições atuais, que avalia as condições correntes dos negócios, recuou 2,0 pontos, alcançando 51,5 pontos.

Como o índice permanece acima dos 50 pontos, indica que ainda há uma percepção de melhora dos negócios, ainda que menos significativa que no mês passado. Na comparação com o mesmo mêsdo ano anterior, contudo, a variação é positiva: crescimento de 5,5 pontos.

O índice de Expectativas caiu 2,3 pontos, atingindo 59,4 pontos. Como segue acima da linha divisória dos 50 pontos, indica perspectivas positivas para os próximos seis meses. Na comparação com abril de 2017, o indicador aumentou 2,8 pontos.

Perfil da amostra: 2.780 empresas, sendo 1.119 de pequeno
porte, 1.036 de médio porte e 625 de grande porte.
Período de coleta: 2 a 12 de abril de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s