Indicador da OMC prevê desaceleração do comércio mundial no 1º trimestre

desaceleração do comércio mundial deve persistir ao longo do primeiro trimestre, de acordo com o último Indicador das Perspectivas do Comércio Mundial (WTOI, na sigla em inglês) da Organização Mundial do Compercio (OMC).

A queda simultânea de diversos indicadores relacionados ao comércio deve colocar tomadores de decisões em alerta para uma desaceleração mais aguda caso as tensões comerciais atuais permanecerem sem resoluções.

A leitura mais recente do WTOI – 96,3 – é a mais fraca desde março de 2010 e está abaixo do valor-base de 100 para o índice, sinalizando expansão comercial abaixo da tendência para o primeiro trimestre.

A desaceleração no indicador geral foi impulsionada por quedas acentuadas nos índices componentes, que aparentam estar sob pressão de acentuadas tensões comerciais.

Índices para encomendas de exportação (95,3), frete aéreo internacional (96,8), produção e venda de automóveis (92,5), componentes eletrônicos (88,7) e matérias-primas agrícolas (94,3) mostraram os desvios mais fortes à tendência, se aproximando ou ultrapassando mínimas anteriores desde a crise financeira. Apenas o índice para portos de contêineres permaneceu relativamente flutuante (100,3), mostrando crescimento em tendência.

Fatores temporários podem ter influenciado alguns dos índices. A compra antecipada de importações antes da implementação de tarifas por Estados Unidos e China podem ter sustentado o envio de contêineres até certo ponto, enquanto problemas técnicos no setor automotivo da Alemanha podem ter contribuído para a queda em produção e venda de automóveis.

Em comunicado, a OMC destacou que crescimento abaixo da tendência em um índice não implica necessariamente uma queda do indicador geral.

“Esta perda sustentada de impulso destaca a urgência de reduzir tensões comerciais, que, junto com contínuos riscos políticos e volatilidade financeira, podem pressagiar uma recessão econômica mais ampla”, afirmou a OMC em comunicado.

A OMC rebaixou em setembro do ano passado sua previsão para a expansão do comércio este ano, em meio ao aumento de disputas comerciais e condições mais apertadas do mercado de crédito.

A previsão atual é de crescimento de 3,7% para o comércio mundial em 2019, uma desaceleração frente à expectativa de avanço de 3,9% em 2018. Estas estimativas podem ser revisadas para baixo se as condições comerciais continuarem se deteriorando. Apesar disso, maiores certezas e melhoras no ambiente político podem provocar uma rápida recuperação no crescimento econômico.

Projetado para fornecer informação “em tempo real” da trajetória do comércio mundial relativo às tendências recentes, o indicador não tem objetivo de ser uma previsão de curto prazo, embora forneça um indicativo do crescimento comercial no futuro próximo.

O indicador tem objetivo de identificar pontos de virada e avaliar o momento do crescimento comercial global. Assim, o WTOI complementa estatísticas comerciais e previsões da OMC e de outras organizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s